17 junho 2008

MEU DESVIO EUROPEU - Ïnnsbruck



Ïnnsbruck: oeste da Áustria; capital do estado do Tirol. Foi duas vezes sede das Olímpiadas de Inverno e foi, na época áurea do império austríaco um importante centro comercial e de lazer.

O imperador Maximiliam I tinha absoluta paixão pela cidade e ordenou que fosse enterrado lá - na vila onde ele também havia construído palácios e igrejas...

Infelizmente, como o imperador morreu em batalha e seu corpo não foi achado a tempo, hoje, cumprindo seu desejo, há um "túmulo símbólico" na Hofkirche (Igreja Imperial). Ele havia planejado (e assim foi cumprido) que seu corpo fosse permanentemente velado por imagens de grandes personalidades políticas e nobres da Europa. Por isso, foram convocados os mais importantes escultores da época para desenvolver gigantescas estátuas de bronze que circundam a cripta simbólica do imperador.

xxxx

Esta cidadezinha é uma vila de bonecas. Ao caminhar pelas suas vielas estreitas cobertas de paralelepípedos, me senti em uma espécie de contos de fadas. O céu azulão só era cortado pelas imensas montanhas austríacas ainda (em plena primavera) cobertas de neve.

Que lugar sensacional!

Fiquei hospedada em uma pousada/ albergue no centro antigo, onde só se é permitido andar a pé. Da janela do quarto (que dividi com cinco pessoas muito divertidas) eu conseguia avistar o mais lindo cartão postal possível. As montanhas dando espaço para essa vilazinha perdida no tempo...

Porém, Ïnnsbruck não é inteira assim. Hoje, a cidade “nova”, que se estendeu a partir do centro antigo, é uma cidade moderna, inteira voltada para o consumo de luxo. A idéia toda lembra a nossa Campos do Jordão.

XXXX

Linda, linda e linda! Minha experiência em ïnnsbruck foi incrível: conheci pessoas maravilhosas (saliento o James Carl Rinto e o Rhys Horsefield). Com eles, curti a cidade (de dia e de noite) e ainda mudei meu roteiro para acompanhá-los à Kiefersfelden e Knufenstal, pequenas cidades da fronteira austríaca com a Alemanha.




Definitivamente, Ïnnsbruck é uma das cidades mais românticas do mundo. Lá, todas as ruas, calçadas e casas exultam um tempo de donzelas e cavaleiros, disputando seu lugar ao sol. Vale lembrar que, assim como outras regiões européias, várias vezes a população plebéia padecia de fome, frio e incontáveis doenças.
Há, entretanto, um charme enorme em toda essa realeza - imperadores que direcionavam legiões de combatentes para inúmeras guerras territoriais. O Maximiliam, especificamente é tido como um herói, pois, em toda as batalhas que travou, sempre esteve à frente do exército, lutando e guerreando como os outros soldados. Tempos diferentes esses, não?
Por mais sanguinolenta que fosse a diferença de classes da época, fica claro ver (e entender) o código de honra feudal - as ligações entre protetor e protegido. Assim como em outras paisagens austríacas e alemãs, é impossível não viver uma história milenar em Ïnnsbruck - cidade que confundiu ainda mais minhas teimosas concepções...


7 comentários:

Jessica Gonçalves disse...

Jú, a cada texto seu, fico mais encantada com a Europa! Já não estimo mais conhecer a América do Norte, agora quero viajar a Europa!!!

Eu acho que estou bem pertinho de vc, pq vivo no seu blog, rsrsrsrsrs

Bjão e se cuida meu anjo

Madame disse...

Juju, Flor querida.
Não conseguiria dizer o quanto foi bom receber sua mensagem, e o quanto é bom poder acompanhar seus relatos por aqui. Agora voce já deve estar em Ghana, e nem sei quando vai ler minha mensagem, mas... Deixo aqui mesmo assim.
Na minha vida está tudo bem. =)
No trabalho, correndo com a Agência, mas tem sido muito legal . Alguns percalços no caminho, que depois te conto por e-mail também, mas tem sido muito bom. O grupo é inacreditável!
O Lucas está bem, estamos retomando nossos planos de viver juntos, que por enquanto ainda são planos, mas logo acho que terei algo concreto para contar. ;-) Os dogs estão bem também. Está muito frio aqui, e Xavier está hibernando na casinha dele, enquanto o Nestor com todos os seus pelos está feliz e cheio de energia agora. Escapou de mais um dos seus trecos.
No mais, tudo certinho e tranquilo. Tenho dançado muito, estou até fazendo ballet, acredita?
Enfim... Espero ansiosa pelo seu primeiro post em Ghana, e pelo seu e-mail contando como foram as coisas pela Europa... Você sabe. ;-)
Beijos, beijos, beijos!
Gigi

Jessica Gonçalves disse...

Ah, Ju... vlw por sempre se mostrar preocupada comigo e saber o que se passa dentro de mim!!! Estou passando por um momento um pouco tenso, coisas do ♥, e na verdade, já tenho passado por isso a mto tempo! Vou ver o q acontece, deixar a "vida me levar"... mas qualquer novidade eu te aviso!!! não quero te preocupar com minhas crises, rsrsrsr

*bjão e mto obrigada!!!
te amo linda

Helder Ribau disse...

Olá...

vim visitar este (en)canto.. e dizer que regressei...

Helder

Jessica Gonçalves disse...

Jú!!!!
Chegou na África???
me manda notícias!

bjãoO
te ♥ adoroO

Anônimo disse...

Que inveja de você na Europa, Ju!
Quanto a faculdade, nem sei mesmo se eu vou tentar... As coisas por aqui andam dificeis, e eu não falo da concorrência pra entrar na faculdade. As pessoas não mudam mais de assunto, sabe? É uma pressão filha da puta pra eu entrar na faculdade! Outro dia desses eu tive um ataque de nervos por causa disso tudo. Estou triste por conta disso... Fico preocupada, entende? A vida já foi tão mais simples... Sinto muito sua falta, tia Ju!
Beijos, e não esquece meu babuíno do bumbum azul!

Jessica Gonçalves disse...

Ju, amei o cartão postal!
No dia que recebi eu estava umpouco triste, mas só bastou eu ver sua letra já me animei e logo disse: É da jú!!!
meu coração se encheu de alegria!!!

Aiiii! estou com muita saudade de ti... espero anciosamente por notócias!

NOVIDADE: voltei a namorar com o Marcos (meu ex)!!! Estou muito feliz, só espero que dessa vez dê certoO
beijão
te amoO