06 outubro 2008

PEER EDUCATION!


Voltei ao mundo virtual com força total, mas como diria Murphy e sua lei, agora o que me falta é tempo! 

Aos que me procuram, não desapareci por maldade! E aos que não estão nem aí para meu sumiço, escrevo o motivo do meu desaparecimento mesmo assim. A justificativa é na verdade motivo ou assunto suficiente para um post novo no blog! Ei-la ou ei-lo:

Desde 1967, Ghana conquistou e abriu uma "filial" da gigante organização internacional Planned Parenthood - a principal e mais tradicional no ramo de saúde reprodutiva e direitos sexuais, meu atual campo de trabalho. 

Com base nas indicações internacionais dos grandes fundos (Unicef, Unesco), a Planned Parenthood Association of Ghana (PPAG) começou, muito antes do que muitas organizações do dito primeiro mundo, a promoção e implementação do conceito de Peer Education - Educação de Pares. 

Basicamente, "educação de pares" significa capacitar um indivíduo para que ele exerça a função de educador no seu grupo de similares, ou entre seus pares. No caso da PPAG e da ong em que estou, treinar jovens para se tornarem educadores em suas comunidades sobre Saúde Reprodutiva e Sexualidade. 

Os jovens se responsabilizam pelas suas ações - desde a coleta de informações até a resposta de seus pares - , e se tornam veículos da ong. 

Na PPGA, a iniciativa deu tão certo que os jovens assumem também cargos administrativos e têm cadeiras fixas em todas as escalas da ong. Para se ter uma idéia, entre os "board members" (conselheiros da ong), 1/3 são jovens que pertencem ao sistema de peer education da ong. 

O processo de seleção é longo e caro - sem contar o treinamento. Porém, e acredito nisso com muita força, o sistema é a solução para os países em desenvolvimento. É incentivando e Creditando a juventude que obteremos resultados. 

A educação de pares é tão fenomenal que pode atender todo e qualquer grupo social, etário, étnico. Por exemplo, é possível ter um educador de 68 anos trabalhando com a comunidade de uma casa de repouso sobre, por exemplo, como evitar a hipertensão. 

São inúmeras as pesquisas que denotam como os indivíduos respondem melhor ao que ouvem de seus pares - a informação se torna parte do coletivo e assim pode ser apropriada. 

Resumindo, entre minhas maluquices e confusões, estou determinada a tocar meu mestrado observando a educação de pares, comunicação e saúde comunitária. Três pontos absolutamente relacionáveis e que sim, dado os devidos estímulos, podem trabalhar muito bem juntos. 

Volto em breve com mais das minhas historietas de Ghana. E aos colegas que escrevem, perdão pelos inúmeros erros de português. Se eu for reler minhas baboseiras, aí que não postarei no blog. Por isso, eis o texto: corrido, manco, aos tropeços, ....