12 junho 2008

MEU DESVIO EUROPEU - Munique

Munique - cidade principal da Baviera!!!! Cerveja, Schnitzel, Glockenspiel, Cerveja e, é claro...mais cerveja!

Minha experiência começou com uma caminhada deliciosa a partir da Marienplatz pelas inúmeras ruelas, vielas até boulevards gigantescos. Muito da história moderna da Alemanha se deu nessas ruazinhas - das reuniões regadas a cerveja do partido nazista até a articulação do golpe de Hitler. Palco da história clássica também, Munique reúne prédios antiquérrimos que não foram destruídos na guerra e, assim como Berlim, prédios renovados, reconstruídos e "renascidos" das cinzas.

A cada monumento, descobri um segredo e pouco a pouco, fui também me entendo - ou entendendo minha parcela alemã. Eu que jamais havia me identificado com o pouco que conhecia sobre a terra dos meus antepassados, me vi cada vez mais "em casa".
Para descobrir e melhor entender as anedotas e contos desta linda cidade, me juntei, novamente, à equipe da free tour e fiz um longo passeio pelas suas principais atrações: (perdão desde já pela tentativa -falida- de praticar meu conciso alemão)

- Marienplatz
- Marienkirche
-Altes Rathaus (velha câmara municipal)
-Glockspiel
-Frauenkirche
-National Theather
- Maximillaneum
-Königplatz
-Odeonplatz
-Felderrnhalle
-Theatherner Kirche
-Mercado central

Além de claro, a Höffbraushaus...a cervejaria mais famosa do mundo. Lá aprendi como beber e brindar propriamente com o pequeno jarro de 1L. Uma cerveja que vale por 10 bifinhos...haha

Conheci e fiz vários amigos pelo hostel, passeei na companhia de vários deles e ouvi verdadeiras orquestras de rua. Conjuntos de até oito músicos reunidos, tocando valsas, canções tradicionais alemães e claro, vários Beethovens!

Para aqueles que curtem as megas atrações, dou a dica do Glockenspiel, a apresentação de sinos e bonequinhos que dançam e contam uma história! 11 TERRÍVEIS minutos de sinos desafinados. É engraçadíssimo e vale a pena conferir. Um número imenso de turistas amontoados para a tortura coletiva!

Enfim, infelizmente, tenho que resumir minhas aventuras e pedir que o computador aqui colabore para me deixar postar algumas fotos! No próximo texto, contarei um pouco da incrível experiência de visitar Dachau, o campo de concentração que ficou ativo por mais tempo na Alemanha. Ele fica bem perto de Munique e vale a pena de ser visto. Hoje um monumento às vítimas que lá foram torturadas e mortas, o espaço assusta e aflige os que o 'visitam'. Novamente, os alemães se mostram dispostos a continuamente relembrar o passado para não cometer os mesmos erros no futuro.

Nenhum comentário: